Home » Pesquisa e extensão

Pesquisa e extensão

O curso de Comunicação Social procura desenvolver três linhas de pesquisa para orientar a sua política-pedagógica de graduação. As linhas contribuem para o cumprimento do perfil desejado, perfazendo toda a organização curricular até a escolha de temas dos trabalhos de TCC. As linhas estão de acordo com a história do curso e sistematizam uma tradição que vem se consolidando desde 1998. O objetivo das linhas não é engessar o pensamento e a produção do curso, mas indicar caminhos, direcionar a pesquisa e firmar a identidade do curso.
As linhas de pesquisa são as seguintes:


Camara Municipal de Uberaba
# Cultura e Memória
A linha de pesquisa em Cultura e Memória reúne alunos e professores interessados em interpretar e registrar as manifestações culturais do cotidiano da cidade e da região. A proposta é estabelecer uma reflexão problematizadora da cultura e da memória por meio de uma intensa interdisciplinaridade com as ciências humanas e sociais. O objetivo é superar estereótipos sociais, estabelecer um diálogo autêntico com a diversidade cultural e recuperar a memória e as tradições da cultura oral da região.

Ver também:
Grupo de Estudos em Comunicação e Imaginários Sociais (Imagicom)

Comunicação e Educação
A linha de pesquisa em Comunicação e Educação reúne alunos e professores interessados em investigar as relações entre os meios de comunicação e as práticas didático-pedagógicas em ambientes escolares. A linha engloba pesquisas interessadas em leitura crítica das mídias em sala de aula; aplicação de meios de comunicação nas práticas didático-pedagógicas; uso das mídias na Educação a Distância; papel dos meios de comunicação na divulgação científica. O objetivo essencial é contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias de educação na cidade e região.

# Responsabilidade Social
A linha de pesquisa em Responsabilidade Social reúne professores e alunos interessados em investigar o papel da comunicação no desenvolvimento da sociedade. O objetivo é desenvolver pesquisas e produtos que estabeleçam soluções de comunicação para que empresas, organizações civis e poder público intervenham com mais eficiência no sentido de melhorar as condições de vida da comunidade.