Home » Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

3 periodoO Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, da Universidade de Uberaba forma um profissional preparado para atuar na carreira de publicitário, com visão de gestão de comunicação, elaboração de campanhas e conhecimento das inúmeras etapas das estratégias publicitárias, com foco na inovação e humanização a partir dos princípios de comunicação integrada e responsabilidade social.

A partir do 5º período os alunos de Publicidade e Propaganda desenvolvem projetos interdisciplinares com características práticas buscando aproximar as atividades pedagógicas com a realidade de mercado regional. Os professores orientam produções que fazem com  que os alunos desenvolvam as suas habilidades nos laboratórios de produção de mídia e exercitem as competências imprescindíveis para um bom desempenho profissional. Dentre  esses  projetos estão :

Marketing Mix- Projeto interdisciplinar envolvendo seis disciplinas,  onde os alunos criam um produto inédito e elaboram uma completa campanha publicitária para o lançamento deste produto.

PGP – Plano de Gestão Publicitária- Projeto interdisciplinar envolvendo seis disciplinas, onde é feita a simulação de uma concorrência entre agências. Após um processo de seleção de empresas reais do mercado local, as equipes de alunos são divididas em agências experimentais e cada dois grupos atendem uma única empresa. Após a finalização do trabalho, o empresário-cliente recebe duas propostas distintas de campanhas publicitárias, podendo executar qualquer uma delas. Quanto aos alunos, eles percebem como é possível,  a partir de uma mesma empresa com a mesma realidade mercadológica, criar soluções de comunicação distintas. Os trabalhos são socializados.

TCC- Projeto de Responsabilidade Social e Planejamento de Campanha- No Trabalho de  Conclusão de Curso, os alunos também se organizam em agências e, sob orientação dos professores, desenvolvem dois projetos para uma mesma empresa real. O primeiro é  um Projeto de Responsabilidade Social (RS), inédito, voltado para a comunidade local. Essa iniciativa vai além da elaboração de uma campanha publicitária. As agências têm que seguir  a metodologia da elaboração de um  projeto de RS desde a concepção, a parte técnica, a mecânica do projeto e a divulgação do mesmo.  Na segunda etapa é feita um  Planejamento de Campanha  Publicitária para a mesma empresa com o foco voltado para as  suas necessidades de  mercado.

Agência Portfólio

Tendo em vista que esses projetos colocam o aluno de Publicidade e Propaganda da Uniube em contato direto com as práticas profissionais, é necessário que desde o início do curso sejam oferecidas atividades que estimulem a vivência de mercado e a formação de alunos com habilidades de liderança para estimular as equipes. Para tanto, conjuntamente aos exercícios feitos em sala de aula sob orientação regular dos professores da disciplinas, o curso oferece o projeto da Agência Experimental Portfolio. Nesse projeto o aluno participa e desenvolve, dentro da proposta de uma agência de comunicação integrada, diversas modalidades de produção publicitária,envolvendo as disciplinas de Planejamento, Criação, Produção Gráfica, Produção Eletrônica e Redação Publicitária.