Home » Jornalismo

Jornalismo

3 periodo jor

O atual curso de

Comunicação Social

(habilitação Jornalismo) da

Universidade de Uberaba (Uniube)

tem as suas origens em 1957, com a criação do curso de Jornalismo nas faculdades Integradas São Tomás de Aquino (Fista). Com o reconhecimento do curso em 1961, Uberaba se tornou uma referência no ensino de jornalismo, prestando serviços a toda a região compreendida pelo Oeste mineiro, Sul de São Paulo e Leste de Goiás e Mato Grosso. Em 1981 a Fista foi incorporada pelas Faculdades Integradas de Uberaba (Fiube), instituição de ensino superior criada pelo escritor Mário Palmério. Por fim, em 1988, a Fista foi transformada em Universidade de Uberaba, que hoje conta com cerca de 30 mil alunos, divididos nas modalidades presencial e a distância. Atualmente, o curso de Comunicação Social oferece as habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e conta com 53 anos de história.

Desde 1996, sob a égide da LDB, o curso de Comunicação passou por grandes transformações em seu projeto pedagógico, o que estimulou uma produção intensa em livros-reportagem e vídeos documentários na linha do jornalismo literário. Devido ao caráter de humanização do relato jornalístico e da ética na publicidade preconizados no projeto pedagógico, foi natural o estímulo a produções de histórias de vida e longas reportagens sobre a memória e a cultura de Uberaba e região, assim como matérias que promovam a responsabilidade das empresas com o meio ambiente e a sociedade. Como consequência desta linha, nos últimos 10 anos o curso conquistou cerca de 50 prêmios nacionais e internacionais na área de Comunicação Social. Essa atividade possibilitou uma experiência acumulada e um know-how avançado na produção experimental de comunicação.

Os alunos de Jornalismo contam com diversos projetos laboratoriais para aliar o exercíco da prática profissional às discussões acadêmicas do curso. Para isso, o curso conta com o jornal-laboratório Revelação; com o programa de telejornalismo Fábrica. com o jornal Pôr no Mural; com a newsletter Conecta e com a Plugue: agência de Comunicação Integrada. Todos esses projetos são realizados por alunos orientados pelos professores. A participação nos veículos laboratoriais estimulam as habilidades e competências jornalísticas e contribuem para que os alunos sejam reconhecidos no mercado de trabalho.

Toda essa qualidade garantiu ao curso de Jornalismo a nota 4 no Enade.

Em 2009 o curso firmou três linhas de pesquisa para orientar os trabalhos de TCC: a) Cultura e Memória; b) Comunicação e Educação; c) Responsabilidade Social. Essas linhas acontribuem para estimular uma produção jornalística de muita qualidade.

formandos 2009
Turma de atuais formandos em Comunicação Social (2009)
Conheça também
Coordenação
Assistente pedagógica
Professores
Equipe Técnica
Alunos bolsistas