Home » Principal

Amilcar de Castro: obra incompreendida

amilcar_castro_martha_a - CopyAlunos do curso de Jornalismo da Uniube preparam reportagem sobre a obra de Amilcar de Castro, que fica em frente à entrada principal da Universidade de Uberaba. A obra que, muitas vezes, incompreendida, desperta reações inusitadas, como por exemplo, de pessoas que não reconhecem o monumento como obra de arte ou acham que ela está inacabada por causa da ferrugem.

A proposta, segundo Luís Fernando Oliveira, professor da disciplina Jornalismo Online, “em primeiro lugar, é de praticar a reportagem, observando aos critérios da linguagem web”. Num segundo momento, reforça Oliveira, que a ideia do trabalho é provocar, no aluno de jornalismo, um olhar mais atento e aguçado sobre tudo o que os cerca. “Quando levei os alunos até ao monumento, alguns disseram, nossa, nunca tinha visto isso”, ressalta o professor.

Para a produção da reportagem, os alunos foram divididos em duplas, com abordagens diferentes. O aluno Breno Cordeiro foi escolhido, pela turma, para ser o diretor geral. Ele terá a função de direcionar todo o trabalho de produção da reportagem. O diretor indicou o aluno Fernando Gomes para ser o designer da turma, ou seja, aquele que vai construir a plataforma web para receber todo o material produzido: textos, imagens, áudios e vídeos.

O artista é conhecido como um escultor de metais. A obra de arte em questão foi produzida pelo artista plástico Amilcar de Castro, em 1999. Ela tem o mesmo formato e dimensões da obra que está em Berlim, capital da Alemanha.  Em entrevista ao Estadão, em 1998, o artista disse que a obra de Berlim ficaria na entrada de um dos principais conjuntos habitacionais da cidade.

A reportagem produzida pelos alunos estará disponível no site do curso de comunicação social: www.comunicacao.uniube.br, a partir do próximo dia 05 de novembro.