Home » Principal

Alunos endossam campanha contra a violência doméstica

BRENO_VIDEIRA_PIRES_SEQUEIRA_CORDEIRO

Alunos do primeiro período de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Uberaba (Uniube) lançaram hoje, Dia Internacional da Mulher, uma ação de apoio à campanha “Homem de verdade não bate em mulher”. Deflagrada no Facebook e no Twitter a partir do Portal da Comunicação, a iniciativa objetiva propagar a campanha do Banco Mundial inspirada na Lei Maria da Penha (11.340/2006) que alerta e conscientiza sobre a violência doméstica praticada contra as mulheres no Brasil.
A ação midiática compreende a distribuição de meia centena de fotos dos alunos segurando um cartaz manuscrito com o mote da campanha, divulgação do vídeo de um minuto com o making off do ensaio fotográfico e repercussão de informações sobre a violência contra a mulher via redes sociais. Para isso, os alunos levantaram dados do relatório Mapa da Violência 2012, elaborado em agosto passado pelo coordenador da Área Estudos Sobre a Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais do Brasil (FLACSO), Julio Jacobo Waiselfisz, e divulgado pelo Banco Mundial. Mundial inspirada na Lei Maria da Penha (11.340/2006) que alerta e conscientiza sobre a violência doméstica praticada contra as mulheres no Brasil.

Números são alarmantes

Segundo o documento, 43.654 mulheres foram assassinadas no Brasil somente entre 2000 e 2010, colocando o país em 7º lugar na lista dos 84 países com a maior taxa de homicídios femininos: 4,4 para cada 100 mil habitantes.  Além disso, no ano de 2011, foram registrados 70.270 atendimentos ao sexo feminino no Sinan (Sistema de Agravos de Notificação, pertencente ao Ministério da Saúde) e, em 80% dos casos de agressão, os culpados são os maridos ou namorados das vítimas.

Todo mundo pode participar

Lançada no primeiro dia de março deste ano, a campanha “Homem de Verdade Não Bate em Mulher” conta com a participação de dez personalidades brasileiras famosas, entre elas, os atores globais Cauã Reymond, Gabriel Braga Nunes, Thiago Fragoso e Rodrigo Simas, o judoca Flavio Canto, além da própria Maria da Penha.

A população em geral é encorajada a participar através das mídias sociais. Para isso, basta tirar uma foto segurando um cartaz com a mensagem que dá nome à campanha – “Homem de Verdade Não Bate em Mulher” – e postá-la no Twitter ou no Instagram com a hashtag #souhomemdeverdade e mencionando @worldbanklac.

Matheus Queiroz (contato 9919-5145)

3º período de Jornalismo

08/03/2013