Home » Áudio, TCCs

Um balcão de Memórias – A presença libanesa no comércio de Uberaba

O Trabalho de Conclusão de Curso das alunas de Jornalismo Letícia Lemos e Carla Matos consiste na produção de um rádio documentário sobre a presença da cultura árabe na sociedade de Uberaba. Desde o início do século XX a cidade tem um grande número de comerciantes libaneses nas ruas tradicionais do centro. O rádio documentário promove um passeio pelo cotidiano desses comerciantes e procura investigar questões relacionadas à cultura e à identidade dessa comunidade em Uberaba.

A importância:
O município de Uberaba, no que concerne ao registro radiofônico de suas memórias em relação à imigração árabe na cidade, é carente de informações sobre o tema. Desde modo, as alunas defendem a importância de mostrar à população, por meio de um olhar crítico, reflexivo e ético, o quão o imigrante árabe contribui na constituição da identidade de Uberaba.

Métodos utilizados:
As alunas iniciaram o trabalho com pesquisas no Arquivo Público de Uberaba e em teses e dissertações sobre o tema. Uma das obras que mais inspiraram a proposta do radio documentário foi o livro “Fragmentos Árabes”, de Jorge Alberto Nabut. Depois da análise desse material as alunas iniciaram a pesquisa de campo e, por meio de conversas informais e entrevistas com imigrantres oriundos do Líbano, obteve-se um extenso material. Ao todo, são 13 entrevistados, sendo 11 comerciantes árabes (libaneses e descendentes), um escritor e pesquisador do assunto e o narrador, que não é libanês, mas que tem uma relação estreita com a comunidade árabe de Uberaba.

Veja o que a orientadora e professora Indiara Ferreira fala sobre o Radio-documentário:

Confira a seguir o paper do trabalho na integra:

Leia também

One Comment »

  • Rogério disse:

    na minha opinião este trabalho, ficou o melhor sem sombras de dúvidas.
    essas mininas são as melhores…

Deixe sua resposta!

Você pode usar essas tags de html:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>