Home » TCCs

O jornalismo introspectivo de Clarice Lispector

O Trabalho de Conclusão de Curso do estudante de jornalismo Tarcisio Luciano Cândido é o desenvolvimento de um estudo monográfico sobre o conceito de jornalismo introspectivo na obra da escritora Clarice Lispector. O objetivo da pesquisa é empreender uma análise da produção jornalística da autora em busca do desenvolvimento de um conceito inédito que foi nomeado de Jornalismo Introspectivo, um subgênero do Jornalismo Literário.

O estudo partiu da hipótese de que Clarice produzia um texto que não pode ser explicado apenas pelo conceito de crônica. Mistruando dados factuais, entrevistas e outros elementos típicos do jornalismo, são textos possuem alto grau de subjetividade e de questionamento do ser, característicos do método do fluxo de consciência que marcou a sua produção lierária. Clarice era uma escritora indecifrável, misteriosa e hermética que, na obsessiva captura de si mesma e do outro, revelava, sob a luz do cotidiano, um mundo de anseios e ilusões inconfessáveis. Se na literatura permaneceu discreta e anônima, foi na sua carreira jornalística que Clarice se deu a conhecer de modo pessoal e subjetivo, tanto nos tempos de colunista, quanto nos momentos como entrevistadora. Deste modo, defendemos a ideia de que Clarice exerceu, nessa produção, um jornalismo introspectivo, voltado para a autoinvestigação das impressões que a autora elaborava sobre a realidade.

Importância:
A relevância da pesquisa se justifica pela necessidade de investigar alternativas para o aprimoramento da escrita e do fazer jornalístico, contribuindo com a reflexão sobre os próprios gêneros do jornalismo.

Métodos:
O período em que ela escreveu crônicas para o Jornal do Brasil, de 1967 a 1973, é o objeto de estudo do presente trabalho. Sendo assim, as análises foram eminentemente qualitativa e se assentam no estudo de caso, fundamentando-se através de um diálogo epistemológico entre o jornalismo e a psicanálise.

Veja o que o orientador André Azevedo da Fonseca fala sobre a pesquisa:

Leia também

4 Comments »

  • Maria Rita disse:

    Muito interessante. Ótima sacada, ele está de parabéns. Soube captar muito bem e expor. Parabéns.

  • Mariana Alves disse:

    Excelente Tarcísio!
    Fico contente de ver um Sacramentano fazendo um trabalho de sucesso!
    Abraços!!

  • Suzana Maris disse:

    Parabéns!

  • João Victorino disse:

    Tarcísio trabalhou numa ideia muito interessante e inovadora.

Deixe sua resposta!

Você pode usar essas tags de html:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>