Home » Áudio, TCCs

Kawai Uai! – Livro-reportagem-mangá sobre cultura japonesa em Uberaba

Kawai Uai! O

O Trabalho de Conclusão de Curso das estudantes de jornalismo Danielle Maia, Eliane Moratelli e Rita de Cássia é uma apresentação de elementos da cultura japonesa presentes no cotidiano da cidade de Uberaba. O trabalho procura contribuir com a memória da cidade e difundir algumas práticas tradicionais e contemporâneas da cultura japonesa. Esta investigação é desenvolvida por meio da elaboração de uma revista influenciada pelo formato mangá (quadrinhos japoneses), porém com algumas inovações, influenciadas pelo espírito antropofágico da cultura brasileira, que no atual trabalho se expressa pela fusão do mangá com quadrinhos coloridos e com a alusão a fotonovela, utilizando junto recurso de artesanato como origamis e kirigamis durante as histórias.

A importância:
A grande importância do trabalho desenvolvido é o registro da influência da cultura japonesa na sociedade local. Seja na cultura tradicional, seja nas manifestações contemporâneas, a cultura japonesa se faz muito presente no imaginário de Uberaba. Em tempos de globalização, defendemos a importância de firmar esses diálogos transculturais, reconhecer a participação das inúmeras culturas na formação da identidade local e estimular a diversidade cultural na sociedade uberabense.

Os métodos utilizados:
O trabalho iniciou-se com pesquisas e trabalho de campo sobre a imigração nipônica e seu centenário comemorado há 1 ano. Após entrevistas realizadas com famílias de descendentes e observação participante em eventos realizados em colônias japonesas, as alunas conheceram a fundo cada uma das faces dessa cultura. Por fim, as alunas decidiram fazer uma revista que sintetizasse bem essa linha cultural, optando pelo formato mangá, tendo em vista que o formato é o mais popular veículo de comunicação impressa no Japão.

Veja o que o orientador e coordenador do curso de Comunicação Social André Azevedo da Fonseca, fala sobre o trabalho:

Confira a seguir o Paper do trabalho na integra:

Leia também

Deixe sua resposta!

Você pode usar essas tags de html:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>