Home » TCCs, Video

Uberaba Sport Club – Corações de chuteira

O Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos Geórgia Kerollin e Rafael Lima é um vídeo documentário sobre o Uberaba Sport Club, que completou neste ano 93 anos. O foco é sobre a paixão que envolve os torcedores do ‘Colorado’. No decorrer do roteiro quem “escreve” a história do USC são os torcedores, representantes da diretoria do clube e jogadores. O vídeo é um entrelaçado de depoimentos apaixonados pelo clube e mostra que a maior riqueza do time é a torcida vermelha a e branca.

A importância:
A importância deste vídeo-documentário é mostrar que o município tem um time com quase um século de existência e, por isso, deve valorizá-lo como um verdadeiro patrimônio cultural que exprime aspectos da orópria identidade dos habitantes.

Os métodos:
Inicialmente foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo. Posteriormente foram realizadas entrevistas com mais de vinte fontes. Para contualizar a história foram utilizadas imagens do Arquivo Público de Uberaba e de alguns vídeos de jogos que marcaram o clube. Os alunos também presenciaram alguns jogos da serie D do Campeonato Brasileiro e da Taça Minas, para que fossem gravadas imagens da torcida.

Assista ao documentário “Corações de chuteira”

Corações de chuteira from Programa Fábrica on Vimeo.

Confira o que a orientadora Celi Camargo fala sobre o Vídeo-documentário:

Confira o Paper do trabalho na integra: