Curso de Jornalismo completa 52 anos com vitalidade renovada

Andre Azevedo da Fonseca
André Azevedo da Fonseca é o coordenador do curso de Comunicação Social

A autorização do Ministério da Educação é datada de 1957, quando o curso de Jornalismo ainda era oferecido pelas Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino (Fista). Em 1981, a instituição dos dominicanos foi incorporada pelas Faculdades Integradas de Uberaba (Fiube), criadas por Mário Palmério. Em 1988, a Fiube se tornou a Universidade de Uberaba (Uniube) e ampliou os cursos oferecidos. Neste período, o curso de Jornalismo funcionou ininterruptamente.

No decorrer de cinco décadas, o Jornalismo passou por diversas transformações. Essa trajetória levou o aluno Josuá Barroso se interessar pela pesquisa dessa memória em seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ele acredita que dois fatores marcaram o percurso: a revolução da tecnologia, que acarretou a praticidade de fazer Jornalismo, e quando, em 1998, Edvaldo Pereira Lima, assumiu a direção da Comunicação da Uniube, implantando uma narrativa jornalística mais humanizada, por meio do Jornalismo Literário.

André Azevedo da Fonseca foi aluno, professor e recentemente assumiu a coordenação do curso de Comunicação, sucedendo Raul Osório Vargas. Estudioso de Paulo Freire e atento às inovações pedagógicas e às novas tecnologias, o novo diretor estimulou a criação e a reformulação dos projetos, convidando todos os alunos para participar mais das atividades do curso. “O objetivo é entusiasmar os estudantes para fortalecer nossa identidade, favorecer o espírito de iniciativa e estimular um clima de autonomia entre os universitários”, conta Fonseca.

Novos projetos
Os tradicionais jornal-laboratório Revelação e o programa de TV Fábrica, ambos produtos experimentais usados para aprendizagem do aluno, estão sendo reformulados com a participação direta de alunos. Uma outra equipe está trabalhando para criar o Portal da Comunicação no WordPress.

Além disso, novas experiências são testadas. As produções em rádio estão sendo veiculadas em podcast, o programa Fábrica será disponibilizado no YouTube e toda a produção do Festival do Minuto também estará disponível on-line. Através de parcerias com as rádios, alunos estão veiculando programas criativos, como o Sarapatel Musical, na Rádio Uberaba; e a História da MPB, na Rádio Universitária.

Por fim, há os projetos que já estão em pleno desenvolvimento. Depois de dez anos, a produção do Pôr no Mural foi retomada, levando informação sobre todos os cursos nos murais do Campus Aeroporto. O Conecta é uma newsletter destinada à veiculação dos projetos e eventos realizados pela Comunicação para todos alunos e ex-alunos da instituição. Para receber o informativo, basta enviar um e-mail para conecta@uniube.br com o assunto: “cadastrar”.

No espaço do Campus, o Sexta’n Roll traz música das bandas locais, toda sexta-feira, às 18h, na praça do bloco da Comunicação. Na área de cinema, o Cineclube Uberaba e Comunica.doc exibem filmes e documentários de qualidade aos alunos. Abrangendo as artes cênicas, alunos dos primeiros períodos estão montando um grupo de teatro. O grupo de estudo em Comunicação e Imaginários Sociais (Imagicom) já conta com alguns trabalhos publicados em congressos nacionais.

Um dos principais projetos em desenvolvimento é a Blogosfera da Comunicação. Para cada disciplina, há um aluno representante e um blogueiro. O representante é a voz da turma e cuida para que aluno, professor e coordenação estejam diretamente ligados. O blogueiro é responsável por disponibilizar no blog da disciplina o material trabalhado em sala de aula, de modo que o aprendizado continue virtualmente. Esses dois projetos já têm, ao todo, 128 alunos envolvidos.

“Nosso diferencial está na formação de um aluno com perfil empreendedor, espírito de iniciativa e habilidade nas novas tecnologias. Queremos formar estudantes comprometidos com as três linhas de pesquisa do curso, que são: responsabilidade social, cultura e memória, e comunicação e educação”, conclui o diretor.

Por: Bárbara Guilherme, Natália Alberto e Ilídio Luciano
4º período de Jornalismo