Home » Professores

Fernanda Telles Márques

A professora Fernanda é Cientista Social graduada pela UNESP de Marília (SP) e com Mestrado (1997) e Doutorado (2002) na UNESP de Araraquara-SP. Pesquisadora de campo com orientação etnológica, seus trabalhos relacionam-se às temáticas identidade e alteridade. No mestrado desenvolveu um estudo interdisciplinar sobre a construção da identidade do sujeito “criança de/na rua”; no doutorado produziu um amplo estudo etnográfico do baixo meretrício e da prostituição masculina na região portuária de Santos, SP.

Nos anos 90 foi pesquisadora free-lancer e coordenadora de campo no instituto de pesquisas DataFolha. Em 2002 participou da implantação e assumiu a coordenação do curso de Ciências Sociais da FEU, atual CESUBE. Iniciou sua carreira docente no ensino de pós-graduação, ministrando a disciplina Relações de Gênero e Etnicidade, no curso de especialização em História das Mentalidades (FAL, Lins-SP), e participando como conferencista do evento Encontros de Antropologia e Educação, organizado pela Faculdade de Educação da UNICAMP.

Desde 1997 é professora na Universidade de Uberaba, onde lecionou conteúdos de Antropologia, Ciência Política, Psicologia Social, Sociologia, além de ter sido responsável pelo núcleo de Epistemologia das disciplinas de Produção do Conhecimento Científico em Psicologia I e II. Atualmente é colaboradora do Programa de Mestrado em Educação e também professora dos cursos de Medicina e Comunicação Social.

Membro do Conselho Editorial da Revista Profissão Docente e do Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica da UNIUBE, a professora já desenvolveu pesquisas com o apoio da FAPEMIG e dos programas locais – PIBIC e PAPE. É autora de material para uso didático nas áreas de História das Idéias Políticas e Antropologia Jurídica – teoria e pesquisa, e de artigos que têm como tema central a questão da construção sócio-cultural da identidade e da diferença.

Disciplina
Antropologia Cultural