Home » Principal

O curso da sua vida

Alunas de Jornalismo
O atual curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube) tem as suas origens em 1957, com a criação do curso de Jornalismo nas faculdades Integradas São Tomás de Aquino (Fista). Com o reconhecimento do curso em 1961, Uberaba se tornou uma referência no ensino de jornalismo, prestando serviços a toda a região compreendida pelo Oeste mineiro, Sul de São Paulo e Leste de Goiás e Mato Grosso. Em 1981 a Fista foi incorporada pelas Faculdades Integradas de Uberaba (Fiube), instituição de ensino superior criada pelo escritor Mário Palmério. Por fim, em 1988, a Fista foi transformada em Universidade de Uberaba, que hoje conta com cerca de 30 mil alunos, divididos nas modalidades presencial e a distância. Atualmente, o curso de Comunicação Social oferece as habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e conta com 52 anos de história.

Desde 1996, sob a égide da LDB, o curso de Comunicação passou por grandes transformações em seu projeto pedagógico, o que estimulou uma produção intensa em livros-reportagem e vídeos documentários na linha do jornalismo literário. Devido ao caráter de humanização do relato jornalístico preconizado pelo projeto pedagógico, foi natural o estímulo a produções de histórias de vida e longas reportagens sobre a memória e a cultura de Uberaba e região. Como consequência desta linha, nos últimos 10 anos o curso conquistou cerca de 50 prêmios nacionais e internacionais na área de Comunicação Social. Essa atividade possibilitou uma experiência acumulada e um know-how avançado na produção experimental de comunicação e cultura audiovisual.